• P@t Estúdio

Economia Compassiva III




Numa economia compassiva existe pleno emprego e todos trabalham muito no máximo das suas capacidades. E também estudam muito para melhorar em todas as áreas. É evidente que isso só se consegue quando a maioria já alcançou a iluminação. Ou estão em planetas avançados ou em dimensões da Luz.


Em termos terrestres atuais o que é possível é uma pessoa adotar essa filosofia e aplica-la na própria vida. Quando os demais virem que é possível ser compassivo e ainda assim prosperar o paradigma começará a mudar. Para entender o conceito de economia compassiva é preciso estar em outro paradigma. É o oposto do que existe hoje. Sempre existe o problema do paradigma e da dissonância cognitiva.


Qual a vantagem de cooperar em vez de competir? Mesmo John Nash tendo provado isso o paradigma continua o mesmo. Portanto, não é uma questão de ciência ou de provar cientificamente. É uma questão pessoal e sendo assim serão necessários séculos para que isso seja aceito e praticado. O importante é que quem faz isso só tem vantagens. Mas, para entender as vantagens é preciso saltar de paradigma. Por exemplo: qual a vantagem de fazer o bem? Se o Chefe contratou pessoas as 9 horas, as 12 horas, as 15 horas e as 17 horas, e as 18 horas pagou o mesmo para todos qual o problema? Ele não foi justo com cada um? Pagou o tratado com cada um. Qual o problema de ele ser bom? Esta é a questão do paradigma.


Uma outra questão que é preciso esclarecer é que quem é compassivo não é um vovozinho benevolente que não enxerga o que acontece. Não confundir bondade com idiotice. E não abusar de quem faz o bem. Num planeta em que a competição é a regra e levar vantagem a filosofia, quem faz o bem é considerado um tonto. Na prática pode-se passar para trás quem faz o bem, mas o universo tem uma forma de compensar isso. O universo busca o equilíbrio sempre e ajusta isso de tempos em tempos. Em termos de ciência isso chama-se Teoria do Caos. Eventos caóticos ou Cisnes Negros ajudam a quem faz o bem e ajustam os que abusam do bem. O universo é um sistema auto regulador.


O importante é que quanto mais se trata bem o funcionário melhor ele trabalhará. Mas, isso tem de ser vivenciado para se acreditar.


Hélio Couto



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags